Copy
Boletim Informativo REDD+ Brasil
Edição 8, Novembro de 2016. 
Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link.
Edição 8, Novembro de 2016.

REDD+ Brasil na COP-22

Evento discute a implementação da ENREDD+
A implementação da Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil (ENREDD+) foi tema de debate promovido durante a 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-22), em Marraqueche, Marrocos. O evento "National REDD+ Strategy: From a subnational to a national approach" (Estratégia Nacional para REDD+: de uma abordagem subnacional para uma abordagem nacional), realizado no dia 11 de novembro, no Espaço Brasil, contou como debatedores: membros da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+) que representam os estados e a sociedade civil, representante do Fundo Amazônia e da Coordenação de REDD+ do Governo de Moçambique. 

O evento buscou abordar pontos como o cumprimento do Marco de Varsóvia para REDD+, a construção da governança e processos internos, a utilização de recursos de REDD+ e REDD+ como meio de implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). 
Mais informações... 



Foto: MMA.

GCF promove diálogo sobre REDD+
O Fundo Verde para o Clima (GCF, por sua sigla em inglês) promoveu diálogo sobre a operacionalização de pagamentos por resultados de REDD+, no dia 12 de novembro, durante a COP-22. O Ministério do Meio Ambiente participou do debate ao lado de representantes da República Democrática do Congo, da Alemanha e da Noruega. O objetivo foi compartilhar experiências e lições aprendidas, uma vez que decisões da UNFCCC dão mandato ao GCF para operacionalizar pagamentos por resultados de REDD+. 

O MMA enfatizou que as regras para a implementação de REDD+ foram definidas no Marco de Varsóvia para REDD+ e que o GCF deve estar focado em questões operacionais para a implementação, ressaltando o Fundo Amazônia como o principal instrumento financeiro de REDD+ em operação. Reforçou que recursos de pagamentos por resultados podem ser uma estratégia para inovação no alcance dos compromissos climáticos. 

Mais informações... 


Foto: Monique Ferreira/MMA.

Especialistas se reúnem em Bogotá para debater degradação florestal na Amazônia
Aprofundar o conhecimento sobre a degradação florestal é fundamental para melhor compreender o desmatamento na Amazônia. É o consenso dos delegados dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, que realizou seminário para contribuir para um melhor entendimento sobre a degradação florestal, com ênfase nas florestas da região amazônica, por meio do intercâmbio de informações e experiências.

Realizado nos dias 3 e 4 de novembro em Bogotá, Colômbia, o seminário contou com a participação de delegados do Peru, Equador, Guiana, Suriname, Colômbia, Brasil, Bolívia e Venezuela. Participaram também especialistas em mudança do clima e florestas, que compartilharam suas visões e debateram conceitos empregados no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Foi possível notar que existe um alinhamento conceitual sobre degradação florestal, porém a mensuração do fenômeno se dá por ferramentas diversas, o que é determinado pelas linhas de pesquisa vigentes em cada país. 

Mais informações... 



Foto: Alexandre Avelino/MMA.

CCT iniciam o trabalho para apoiar a CONAREDD+
Por meio das Resoluções n° 01, 02, 03 e 04 de 11 de julho de 2016, a CONAREDD+ instituiu três Câmaras Consultivas Temáticas (CCT) para subsidiar seus trabalhos: (i) Salvaguardas (CCT-Salv), (ii) Pacto Federativo (CCT-Pact) e (iii) Captação e Distribuição de Recursos Não Reembolsáveis (CCT-CDRNR). Formadas por especialistas da sociedade civil e de entidades públicas e privadas, as CCT iniciaram suas atividades no mês de outubro.

Confira abaixo o cronograma de implementação:



Mais informações sobre as CCT...



Equipe REDD+ Brasil
Gerência de Mudança do Clima e Florestas
Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento
Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental
Ministério do Meio Ambiente


Quer mudar a forma de receber os e-mails do REDD+ Brasil?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a inscrição nesta lista.






This email was sent to <<Endereço de e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ministério do Meio Ambiente · 505 Norte, Bloco B - 2º Andar · Ed. Marie Prendi Cruz · Brasília, DF 70.730-542 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp