Copy
Boletim Informativo REDD+ Brasil
Edição 3, Junho de 2016. 
Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link.
Edição 3, Junho de 2016.

2ª reunião da CONAREDD+ avança no estabelecimento das CCTs
A CONAREDD+ realizou sua 1a reunião extraordinária no dia 31 de maio de 2016, no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. O principal objetivo da reunião foi deliberar sobre a operacionalização das Câmaras Consultivas Temáticas (CCTs) sobre Pacto Federativo, Salvaguardas e Captação e Distribuição de Recursos Não-Reembolsáveis.
A CONAREDD+ editará Resolução com as diretrizes gerais para o estabelecimento de CCTs e cada CCT será criada por resolução específica que conterá os seus objetivos e produtos esperados, instituições coordenadoras, vigência, número de representantes e critérios de seleção. As Resoluções serão publicadas na primeira quinzena de julho e, a partir desse momento, a Secretaria Executiva fará chamada pública para composição das CCTs, que ficará disponível por 30 dias no site REDD+ Brasil.
Mais informações em...


GTT REDD+ debate submissão de FREL para o Cerrado
Pouco mais de dois anos após a submissão de seu primeiro nível de referência de emissões florestais (FREL na sigla em inglês), para o desmatamento no bioma Amazônia, o Brasil inicia agora a elaboração do FREL para o desmatamento no Cerrado. Com a finalidade de organizar insumos e identificar lacunas de conhecimento, foi realizada, nos dias 20 e 21 de junho, a VI Reunião do Grupo de Trabalho Técnico sobre REDD+. Nessa oportunidade, os participantes puderam discutir aspectos como a harmonização de legendas aplicadas a diferentes mapas de vegetação e a consistência da submissão de FREL com a Terceira Comunicação Nacional. A expectativa é de que o foco para a próxima reunião, em outubro de 2016, seja uma minuta mais avançada de FREL de desmatamento no bioma Cerrado.
Mais informações em...

Missão de intercâmbio entre Indonésia e Brasil
Entre os dias 16 a 18 de junho foi realizada missão de intercâmbio de Cooperação Sul-Sul entre Indonésia e Brasil. A visita de estudo ao Brasil, promovida pelo Banco Mundial, teve como objetivo permitir ao Comitê de Coordenação Nacional do DGM (Dedicated Grant Mechanism for Indigenous Peoples and Local Communities em inglês) da Indonésia conhecer o projeto DGM Brasil em fase de implantação. O Programa DGM Global é uma iniciativa estabelecida no âmbito do Programa de Investimento Florestal (FIP), com a finalidade de apoiar Povos Indígenas e Comunidades Locais para conservação dos recursos naturais e a inclusão social.
O Ministério do Meio Ambiente foi convidado a apresentar a Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil, sua estrutura de governança e as possibilidades de engajamento de povos e comunidades locais na implementação da ENREDD+. A oportunidade serviu para troca de experiências com representantes da Indonésia e também para aproximação com os representantes do Comitê Gestor do DGM Brasil, composto por representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais do Cerrado. 


Foto: Monique Ferreira/MMA.


OSLO REDD Exchange
Nos dias 14 e 15 de junho, representantes brasileiros do governo federal, da sociedade civil, dos estados amazônicos, do setor privado e do BNDES participaram do Oslo REDD Exchange na Noruega. O objetivo desse evento foi promover a troca de experiências entre diferentes países que trabalham na implementação de REDD+. 
Uma das sessões do evento teve como foco as lições aprendidas pelo Brasil na implementação de políticas de combate ao desmatamento. A sessão tratou os desafios políticos e econômicos que o Brasil enfrenta atualmente para se manter na liderança da agenda de conservação florestal nos próximos 10 anos.
Para mais informações sobre o evento e acesso às sessões... (conteúdo predominantemente em inglês). 


Foto: Letícia Guimarães/MMA.





Equipe REDD+ Brasil
Gerência de Mudança do Clima e Florestas
Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento
Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental
Ministério do Meio Ambiente


Quer mudar a forma de receber os e-mails do REDD+ Brasil?
Você pode atualizar suas preferências ou cancelar a inscrição nesta lista.






This email was sent to <<Endereço de e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ministério do Meio Ambiente · 505 Norte, Bloco B - 2º Andar · Ed. Marie Prendi Cruz · Brasília, DF 70.730-542 · Brazil

Email Marketing Powered by MailChimp