Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Coordenador

Orientem-se!


Se planeia comprar um telemóvel com 5G, então marque na agenda: se tudo correr como o planeado, Portugal deverá ter os primeiros tarifários lá para março ou abril do próximo ano.

Mas é um grande "se". O regulador apresentou ontem as regras do leilão que atribuirá as frequências às operadoras interessadas em explorar a tecnologia. Mesmo com alterações à proposta inicial, as regras não estão a agradar às principais operadoras.


A Altice Portugal, curiosamente, teve a postura mais moderada. Pelo menos, até ao momento. A Vodafone, por sua vez, teve a mais fundamentada: apresentou argumentos concretos para explicar porque é que considera que as regras continuam a ser "injustas".

Mas a Nos foi mais além: confirmou logo que vai recorrer aos tribunais e à Comissão Europeia para "travar" um regulamento que considera ser "ilegal".

Para o caro leitor ou leitora, todo este processo dirá muito pouco. Os consumidores querem é beneficiar das maravilhas da tecnologia quão rápido quanto possível. Assim como as empresas. E têm razão.

O 5G pode não ser um game changer numa primeira fase. Gasta muita bateria. Aquece os telemóveis. Os terminais ainda são caros. A velocidade da internet não é assim tão mais rápida. E só existirá cobertura num pequeno conjunto de cidades que já beneficiam de 4G, porque o primeiro 5G que Portugal verá é, na verdade, a quarta geração mascarada de quinta.

Mas nem por isso deixa de ser grande relevância para o futuro da nação. Por isso, se este leilão falhar, e o processo voltar a atrasar, não será apenas o Estado português a ter prestado um "mau serviço ao país", como alegou uma das operadoras.

Será, na verdade, todo o setor a falhar aos portugueses - incluindo Governo, Anacom e operadoras. Faltou, e falta, coordenação.


Tecnologia

​​​​​​

Anacom mantém preços do 5G mas "equilibra" regras

O regulamento final do leilão do 5G mantém os preços de reserva em 238 milhões de euros, mas a Anacom cedeu à pressão das operadoras no que toca a alguns dos benefícios previstos para novos entrantes.

Uma novidade

​​​​​​

Clientes da Caixa já podem pagar com Apple Pay

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos com iPhones e outros aparelhos da Apple já podem fazer pagamentos em lojas, sites e aplicações através do serviço Apple Pay.

Mobile

​​​​​​

Huawei deixa de ser líder mundial na venda de telemóveis

A Huawei vendeu no terceiro trimestre 51,7 milhões de telemóveis, uma queda de 23%, face ao mesmo período do ano passado. Perde o título de líder mundial na venda de smartphones.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2020 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição