Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Editor

O segredo mal guardado


Finalmente, a Altice Portugal pôs fim ao segredo mais mal guardado deste ano – vamos pagar mais pelas telecomunicações em 2023.

A informação foi revelada pela presidente executiva, Ana Figueiredo, numa declaração à agência Lusa esta semana. A gestora diz que a MEO vai aumentar os preços em 2023, mas só em fevereiro, pois é nessa altura que terá a confirmação dos números finais da inflação este ano.

Lamentavelmente, NOS e Vodafone continuam a assobiar para o lado, sem dizer o que tencionam fazer às mensalidades dos clientes a partir do próximo ano. Mas sabemos que há aumentos expressivos nos custos e que é pouco provável que isso não aconteça. Sobretudo agora que uma das três principais empresas decidiu avançar.

Não é possível saber ainda a taxa a que será feito o aumento, mas a Altice fez simulações com base na inflação de 7,4% prevista pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado. Feitas as contas, seria um aumento pouco acima de dois euros por mês para os pacotes com três serviços, mas acima dos sete euros para os pacotes mais caros.

Depois, numa altura em que se pede maior consciência social devido ao aperto financeiro em que vivem algumas famílias, a operadora decidiu aplicar algumas exceções, não aumentando os preços a quem só tem telefone fixo e aos mais idosos com planos específicos. Medidas cuja abrangência é limitada, mas talvez capazes de alcançar uma camada mais vulnerável e isolada da população.

Dias antes, a Anacom tinha pedido contenção às operadoras na subida dos preços em 2023, apresentando também uma lista de sete propostas para facilitar a vida aos clientes. São pedidos que podem cair em saco roto, dado que não têm poder vinculativo.


PAULA NUNES/ECO

Tecnologia

​​​​​​

Vamos viver, estudar e trabalhar no metaverso?

ESPECIAL Há quem veja no metaverso o início de uma revolução tão grande como a da internet nos anos 90. A palavra entrou de rompante no nosso dicionário, mas o que é ao certo parece ainda estar por definir.

Uma novidade

​​​​​​

Musk quer demitir até metade dos 7.500 funcionários do Twitter

Depois de comprar o Twitter, Elon Musk volta a agitar as águas na empresa. Despedimento coletivo de até metade do pessoal da empresa pode já ocorrer na sexta-feira.

Mobile

​​​​​​

Huawei fecha loja de telemóveis da marca no Colombo

NOTÍCIA ECO Seis anos depois, a Huawei encerrou a principal loja no país, instalada no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Marca chinesa enfrenta dificuldades no segmento de consumo.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2022 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição