Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Redator

Curiosidade da semana
O Alto Minho era, em 2017, a única região do país onde a disponibilidade das redes de nova geração era inferior a dois terços das famílias, segundo a Comissão Europeia.
______________
 

🔎 Banda larga e desigual


Que sítio escolheria para lançar um negócio em Portugal? Preferiria um sítio sem acesso à internet no interior do país, uma zona com fibra ótica na região de Lisboa? Não e preciso muito para se concluir que a segunda opção parece mais atrativa.

Na verdade, muitos investidores deparam-se com este dilema. Apesar de Portugal até ter uma boa cobertura de redes de nova geração face aos pares europeus (o território também é menor, entenda-se), a inexistência de banda larga ainda é fator de exclusão para muitas regiões, sobretudo no interior do país.

Isto acontece já com o 4G e só tende a agravar-se, quando chegar o 5G. A economia está mais digital. E, para serem competitivas, para poderem aceder aos diversos mercados, é preciso ter um bom acesso à internet. Não há outra volta a dar.

Não é estranho, por isso, que as desigualdades provocadas pela banda larga comecem a entrar na agenda política em Portugal. Esta semana, o PS deu mais um pontapé na bola: num projeto de programa eleitoral, admitiu estar a ponderar uma medida para acelerar os investimentos no interior através de uma melhor cobertura de internet, apesar de não especificar a forma como o pretende fazer.

Vejamos até onde rola a bola.


______________
Pub

Tecnologia

😲 Jony Ive está de saída da Apple

Jony Ive, o homem que desenhou produtos como o iPhone, vai sair da Apple após 20 anos na empresa. Quer lançar uma empresa sua e ter a Apple como cliente.

Uma novidade

​​​​​​

💳 Apple Pay chegou a Portugal. Saiba a que bancos

A Apple lançou o serviço Apple Pay em Portugal através da MasterCard e da Visa. Para já, só um banco tradicional suporta o serviço. Os restantes são bancos digitais.

    └ Leia também: O que é o Apple Pay? E como e onde o pode usar?

Mobile

​​​​​​

💀 WhatsApp deixa de funcionar em mais telemóveis

Os telemóveis mais antigos com Windows Phone vão deixar de suportar o WhatsApp. A aplicação de mensagens pode sair da loja da Microsoft já a 1 de julho.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2019 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição