Copy
                                                                                                                                                                    informativo # junho 2016

DESTAQUE DO ACERVO
 
O espartilho é o nosso Destaque do Acervo no mês de junho. A peça, de algodão branco, possui amarração com cordão nas costas e fechos de metal na parte da frente, além de rendas também brancas na parte superior. O objeto, doado em 1980 por Ida Della Mea Buchholz, já fez parte de exposições e atualmente encontra-se em nossa reserva técnica.

Desde a Grécia antiga, os corpos femininos passam por tentativas de modificação por meio de peças de indumentária. A forma de ampulheta foi desejada por muitos séculos, apesar dos danos que os espartilhos causavam aos órgãos internos, à respiração e até mesmo à coluna das mulheres. Os movimentos eram limitados pelas barbatanas metálicas ou pelos ossos de baleias utilizados para estruturar essas peças, impedindo a execução de muitas tarefas. Em determinada época, essa característica serviu como signo de distinção social, uma vez que permitia mostrar boas condições financeiras da família em função da contratação de empregados para a realização de serviços domésticos.

Produzido e utilizado no início do século XX, nosso espartilho possui características que já a diferenciam de outras de séculos anteriores. Suas barbatanas são metálicas, mas as partes superior e inferior não causam tanto aperto no busto e quadril e, consequentemente, na cintura.

A pesquisa sobre este objeto foi realizada por Thaís Morales, estagiária do Museu e estudante de Museologia.

 
29 de junho
FINAL EXPOSIÇÃO TAMBORES DE PORTO ALEGRE


A mostra temporária “Tambores de Porto Alegre” encerra-se no dia 29 de junho, sexta-feira. Inaugurada durante as comemorações da Semana de Porto Alegre, em março, a exposição já recebeu mais de 3 mil visitantes, incluindo o público dos eventos como o Piquenique Cultural, a Roda de Samba do Instituto Brasilidades e a Noite dos Museus, além visitantes habituais do Museu. O projeto também realizou as “Vivências de Tambores”, show com o Bataclã FC e os Mastigadores de Poesia e o cortejo em Homenagem à Mãe Rita. O objetivo foi rememorar as histórias e a cultura dos tambores gaúchos e também de homenagear a figuras importantes como Mestre Borel, Mestre Batista e Mãe Rita.
 
Aproveite os últimos dias para conferir a exposição!
 
10 de junho
ENCONTRO SOBRE INGRESSO DE ACERVOS ARQUEOLÓGICOS EM INSTITUIÇÕES DE GUARDA
 
 
Quais são os procedimentos relacionados ao ingresso de acervos arqueológicos nas instituições de guarda? Quais são os protocolos necessários para a concessão de endossos institucionais? Estas e outras questões serão debatidas no encontro sobre ingresso de acervos arqueológicos em instituições de guarda, no dia 10 de junho, sexta-feira, das 10h às 18h, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. A atividade é promovida pelo Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo/SMC, pelo grupo de trabalho Acervos Arqueológicos da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e o Núcleo Regional Sul da SAB, com o apoio do curso de Museologia (Fabico/UFRGS).

O objetivo é debater a preocupação com a conservação e documentação dos acervos arqueológicos e de pensar - de forma coletiva - avanços com relação a políticas de ingresso e de práticas de salvaguarda de coleções arqueológicas. As práticas ao lidar com o recebimento deste tipo de material de três laboratórios universitários e de um museu serão apresentadas. São eles: Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas/UFSM (LEPA), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia/UFPel (LEPAARQ) e Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica/UFPel (Lâmina). Além de conhecer tais práticas, o encontro propõe debater o tema e contribuir para a elaboração de diretrizes para concessão de endossos com um dos seus enfoques na salvaguarda dos materiais.
 
Encontro sobre ingresso de acervos arqueológicos em instituições de guarda
Data: 10 de junho, sexta-feira
Horário: das 10h às 18h
Local: Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) / UFRGS - Rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre.
Entrada franca.
Inscrições no local, a partir das 9h30.
Informações: 51 3289.8269 | tocchetto@smc.prefpoa.com.br
 
VISITE O JARDIM DO MUSEU
Aberto durante o expediente! 


Para alguns não é novidade, mas há quem não conheça o nosso jardim, um espaço verde com mais de 2 mil metros quadrados no coração da Cidade Baixa. Além de belo gramado e a centenária Magnólia, existem diversas espécies de árvores, como araucárias, angicos, aroeiras e paineiras, além de frutíferas como a amoreira, pitangueira, abacateiro e até mesmo bananeiras.

Você pode aproveitar aquela tarde de inverno para pegar um sol na grama. Quem sabe trazer umas bergamotas e ler um livro? Também vale cadeira de praia ou canga! Para isso, é só aparecer aqui durante nosso horário de expediente.

É um privilégio ter um espaço assim, não é? Aproveite! 
 
RETROSPECTIVA DA 14 ª SEMANA DE MUSEUS 

A Semana dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Instituo Brasileiro de Museus (Ibram) com o objetivo de celebrar o Dia Internacional de Museus - 18 de maio. Em 2016, a temática para reflexão foi Museus e Paisagens Culturais. Nossa programação, entre os dias 16 e 22 de maio, foi composta por palestras, rodas de conversas, painéis e exposição virtual. Além da a abertura da temporada dos Piqueniques Culturais no Museu e da primeira edição da Noite dos Museus.  

Buscamos contemplar diferentes perspectivas do tema. A exposição virtual A Cidade nos Postais apresentou um recorte dos cartões postais presentes no acervo da Fototeca Sioma Breitman. Ela segue disponível aqui. Recebemos a equipe do jornal Boca de Rua para uma roda de conversa sobre o morador de rua e a cidade. Discutimos o conceito de paisagens e paisagem cultural com o arquiteto João Paulo Schwerz, assunto que também foi debatido com os integrantes do Pagus – Laboratório da Paisagem/UFRGS. O desafio de articular fotografia arquitetura e história da cidade por meio de um jogo de memória foi o assunto no encontro com os fotógrafos do Projeto MEMO POA. Já a Porto Alegre da década de 1920 finalizou os debates da nossa programação. A ilustradora Ana Koehler apresentou seu processo de pesquisa para realizar a história em quadrinhos Beco do Rosário.

No sábado, dia 21 de maio, recebemos a 1ª edição da Noite dos Museus com as apresentações de Elias Barboza Quinteto, Maurício Marques, Conjunto Irish Fellas e o grupo Bluegrass Porto-alegrense. Encerramos a programação com o Piquenique Cultural no Museu. Mais de 3 mil pessoas passaram por aqui durante a 14ª Semana dos Museus.  Confira abaixo algumas fotos das atividades.
 


 
AQUEÓLOGA DO MUSEU PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO IPHAN


                                                                                                   Foto: IPHAN

Fernanda Tocchetto, responsável pelo setor de Arqueologia do Museu e vice-presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), participou da 82ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), nos dias 5 e 6 de maio, no Rio de Janeiro.

No encontro, foi lançado o site em comemoração aos 80 anos da Política de Tombamento do IPHAN. Serão divulgadas notícias e a agenda de atividades sobre a celebração das oito décadas de exercício, além de vídeos e galerias de fotos. Na ocasião, também foram tombadas mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer: a Passarela do Samba, na cidade do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ) e o conjunto de edifícios localizado no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.  

O  Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural “é o órgão colegiado de decisão máxima do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para as questões relativas ao patrimônio brasileiro material e imaterial”. A SAB possui uma cadeira permanente no órgão, onde um titular e um suplente são indicados pela diretoria da entidade a cada nova gestão. 

 

Com informações do site http://www.sabnet.com.br/
 

NOS BASTIDORES

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
Já estamos começando os preparativos para a nova exposição temporária do Museu. A proposta é abordar as transformações da cidade a partir de um enfoque voltado para os trabalhadores urbanos. 


REABERTURA DA SALA 2
Informamos que a Sala 2 do Museu está novamente aberta graças à conclusão das obras do telhado. Toda a estrutura foi limpa e impermeabilizada, além de terem sido substituídas as telhas quebradas em função do temporal de 29 de janeiro de 2016. 
 
InCopyright © 2016 Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, All rights reserved.


Se você não quer mais receber nosso informativo faça o cancelamento aqui.

Email Marketing Powered by MailChimp