I. 2º SEMINÁRIO BRASSCOM DE POLÍTICAS PÚBLICAS E NEGÓCIOS
O CEST, entre outras instituições, apoiou a segunda edição do Seminário de Políticas Públicas e Negóciosrealizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM)em Brasília, nos dias 15 e 16 de março de 2017.
O evento contou com a participação de diversos representantes do Governo, nos âmbitos da Administração Federal, Congresso Nacional e Judiciário, envolvidos e interessados na pauta de TIC, bem como empresários, pesquisadores, formadores de opinião e outras entidades do setor.
Saiba mais no site da Brasscom.
II. PLATAFORMA REliA PARA CURADORIA DE OBJETOS DIGITAIS
O Instituto Educadigital lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para o REliA - plataforma de busca de objetos digitais REA.
REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, disponíveis em qualquer suporte ou mídia, preferencialmente em plataformas ou formatos livres (software livre), que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira flexível, permitindo o uso, reuso, remixagem e adaptação desses materiais por terceiros.
Já é possível encontrar REA na internet pelas buscas avançadas do Google ou Flicker, por exemplo. Mas ainda não existe uma plataforma que os classifiquem por áreas do conhecimento, disciplina, nível escolar nem que facilite o entendimento dos tipos de licenças de uso desses materiais.
O projeto pode ser visto com mais detalhes no Catarse.
III. NETWORK CENTERS (NoCs)
Você sabia que o CEST é membro do Network Centers?
Os Network Centers - Rede de Centros de Pesquisa, Sociedade e Internet - (NoC) foi lançada por um grupo de centros acadêmicos em 2012, durante um Simpósio Internacional, tendo como anfitrião o Centro Berkman para Internet & Sociedade da Universidade de Harvard.
NoC é uma iniciativa colaborativa entre instituições acadêmicas com foco na pesquisa interdisciplinar para o desenvolvimento, impacto social, implicações políticas e questões legais concernentes à Internet.
Essa rede tem por objetivo aumentar a interoperabilidade entre centros participantes, a fim de estimular a criação de novas conversas trans-nacionais e transdisciplinares, o debate, o ensino, a aprendizagem e o engajamento no que diz respeito as questões mais prementes sobre novas tecnologias, mudança social e relacionadas com política e desenvolvimentos regulatórios.
Para saber mais sobre os NoCs, acesse.
|